[spacer height=”700px”]
[spacer height=”30px”]NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
A Norma Regulamentadora – NR 05, correspondente a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que tem como premissa observar de forma contínua as condições de trabalho em todos os ambientes de uma empresa a fim de ser identificados riscos a integridade física dos trabalhadores.
A CIPA é administrada por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes composta por representantes dos trabalhadores, sendo 1 da administração da empresa, este indicado pela mesma. Seu objetivo é identificar riscos, elaborar, aplicar e acompanhar ações preventivas e corretivas a fim de conscientizar a todos quanto à segurança do trabalho. Os eleitos têm direitos e deveres com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, por um ano. Assim, após a eleição o empregador é obrigado a disponibilizar um treinamento aos membros eleitos a fim de qualificá-los às atribuições da NR 05.
[spacer height=”10px”]
As principais premissas da CIPA:
- Ajudar a investigar em caso de acidentes tanto na empresa como de trajeto;
- Discutir sobre a implantação de novas medidas que possam prevenir ou neutralizar os riscos no ambiente de trabalho;
- Observar se as normas de segurança do Ministério do Trabalho e da empresa estão sendo respeitadas;
- Garantir que todos os funcionários entendam sobre a importância das normas de segurança e de higiene do trabalho;
- Promover anualmente a chamada Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), com o objetivo de alertar a todos os funcionários sobre o tema;
- Levar à direção da empresa todas as questões que envolvam a segurança dos trabalhadores a fim que melhorias preventivas e corretivas sejam implantadas.
[spacer height=”20px”]
A ENGQUALY oferece consultoria e treinamento em NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, às empresas visando qualificar os representantes da Comissão Interna a identificar riscos no ambiente de trabalho com o objetivo de desenhar e aplicar política de prevenção e conscientização, políticas efetivas de modo individual e coletivo dos trabalhadores, bem como a integridade sustentável do negócio, evitando multas e interdições.
[spacer height=”20px”]
NÚMEROS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL
Fonte: Previdência Social
[spacer height=”30px”]
CONHEÇA ALGUMAS PENALIDADES APLICADAS EM CASO DE IRREGULARIZAÇÃO.
- Aumento da Alíquota de acidentes paga ao INSS;
- Perda na produção em decorrência de irregularidades ou acidentes de trabalho;
- Perda de mão de obra em decorrência de afastamento em caso de doença e/ou acidente de trabalho;
- Indenização pagas em caso de ações trabalhistas, valor calculado em juízo de acordo com a natureza da responsabilidade da empresa e extensão do acidente.
[spacer height=”20px”]
Entre em contato conosco
ENGENHEIRO DE SEGURANÇA
Wesley Lorenzon
Invista em normas e processos de desenvolvimento de líderes e colaboradores, implementação de sistemas e instalação de proteções de máquinas, ações voltadas para segurança e prevenção de acidentes de trabalho. Conte com a expertise da ENGQUALY.